Morre, aos 74 anos, o ex-presidente haitiano René Préval – Radio JHP

Morre, aos 74 anos, o ex-presidente haitiano René Préval

O ex-presidente do Haiti, René Préval, morreu nesta sexta-feira (3) aos 74 anos em decorrência de um ataque cardíaco, informou o governo do país caribenho.

O ex-chefe de Estado, considerado um dos políticos mais influentes do empobrecido país caribenho, morreu a caminho do hospital, segundo Longchamp.

Préval foi o primeiro líder eleito democraticamente no Haiti a governar durante todo o mandato, sem ser vítima de um golpe de estado ou ter que se exilar. Agrônomo de profissão, ele foi presidente do Haiti de 1996 a 2001 e de 2006 a 2011.

O atual presidente do país, Jovenel Moise, disse no Twitter que ficou triste ao saber da morte de Preval, que ele descreveu como “um filho digno do Haiti”.

Preval foi também primeiro-ministro e ministro do Interior e da Defesa durante o primeiro governo de Jean-Bertrand Aristide, que foi derrubado após oito meses no poder em 1991.

O ex-primeiro-ministro Laurent Lamothe, que ocupou o cargo durante a gestão de Michel Martelly (2011-2016), sucessor de Préval, também lamentou a morte do ex-presidente em sua conta no Twitter.

“O Haiti chora a morte de um grande homem de nossa história e um grande presidente, René Préval”, escreveu.

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password