Conexões entre Sul Global e Migrações Internacionais são tema de debate no Rio – Radio JHP

Conexões entre Sul Global e Migrações Internacionais são tema de debate no Rio

Seminário Internacional Sul Global e Migrações aconteceu entre os dias 27, 28 e 29 de março na Fundação Casa Rui Barbosa

 

Como compreender a complexidade dos deslocamentos humanos considerando que os mesmos se verificam em todas as direções: Norte-Norte, Sul-Sul, Norte-Sul e Sul-Norte? O que significa o Sul Global, além de uma definição baseada em critérios geográficos, históricos ou socioeconômicos e muitas vezes despolitizada em relação ao significado de Terceiro-Mundo? Que elementos caracterizam as migrações Sul-Sul históricas das contemporâneas? Como lidar com os desafios que supõem o refúgio, a imigração, o trânsito e outras expressões da mobilidade humana atual?

Estas e outras interrogantes foram algumas das questões abordadas durante o Seminário Internacional Sul Global e Migrações que aconteceu entre os dias 27, 28 e 29 de março no Centro de Estudos em Direito e Política de Imigração e Refúgio (CEDPIR) da Fundação Casa Rui Barbosa no Rio de Janeiro.

Mesa: Conceptualizing the Global South & Migration: Approaches and Challenges. Crédito: Patrícia Barros

O Seminário, fruto de uma parceria entre o CEDPIR da Fundação Casa de Rui Barbosa e o Global South Study Center (GSSC) da Universidade de Colônia na Alemanha, foi organizado pelo professor Cláudio Pinheiro (UFRJ-Professor do Programa SEPHIS), a pesquisadora sênior do GSSC, Nina Schneider e o pesquisador sênior do CEDPIR, Charles Gomes.

Durante os três dias de duração, o evento reuniu diversos especialistas, especialmente alemães e brasileiros. E a partir de uma perspectiva interdisciplinar, abordou tópicos como a definição do Sul Global, incluindo as vantagens e os limites deste conceito; os vínculos entre migração, integração e cidadania; a participação dos migrantes nas sociedades de acolhida e as expressões culturais e comunicativas das diásporas e, finalmente; as diversas respostas perante crises humanitárias formuladas pelos países do Norte e do Sul do mundo.

Mesa: Research on South-South Migration. Crédito: Maria Villarreal

A despeito da arquitetura ainda pouco clara do conceito de Sul Global e das suas múltiplas leituras, para além dos estudos de casos internacionais e da análise das especificidades históricas e recentes da realidade brasileira, o seminário evidenciou a heterogeneidade do panorama migratório atual e a necessidade de encontrar novos marcos interpretativos que superem o olhar centrado nas migrações desde países em desenvolvimento até países desenvolvidos e que, a partir de uma realidade em que aproximadamente o 80% da mobilidade humana -nas suas diversas expressões- ocorre no Sul Global, sejam capazes de oferecer novas análises e explicações mais adequadas das suas especificidades contribuindo, por outro lado, na formulação de respostas e políticas mais efetivas para responder as suas demandas.

Por Maria Villarreal
Do Rio de Janeiro (RJ) (Migramundo).

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password